terça-feira, 1 de julho de 2014


O Portal do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou, hoje, a seguinte notícia:

 

“Adicional a motociclistas será regulamentado pelo MTE

Regulamentação será submetida a consulta pública a partir de 15 de julho. Adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário do empregado.

Brasília, 27/06/2014 – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai regulamentar o adicional de periculosidade criado pela Lei 12.799, de 18 de junho de 2014. A Lei considera perigosas as atividades dos trabalhadores com motocicletas e o adicional representa 30% a mais no salário do empregado.

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST/SIT) vai coordenar a regulamentação, por meio da elaboração do Anexo V da Norma Regulamentadora Nº 16 (NR-16). O instrumento vai definir as situações que geram direito ao adicional de periculosidade, considerado o disposto na Lei.

O processo de elaboração se inicia pela redação de um texto técnico básico, submetido à consulta pública por 60 dias. Recebidas as contribuições da sociedade, o debate é feito por um Grupo de Trabalho Tripartite, com participação de trabalhadores, empregadores e governo. O texto estará disponível para sugestões a partir do dia 15 de julho.

O adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário do empregado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O pagamento passa a ser obrigatório a partir da publicação da regulamentação. 

Assessoria de Imprensa/MTE  2031.6537 acs@mte.gov.br

Esta notícia vem complementar os esclarecimentos já prestados no blog a respeito da nova lei.

 

3 comentários:

  1. Boa tarde Juíza! Gostaria de saber em que fase está a regulamentação dos 30% de insalubridade. Temos alguma notícia? Onde posso ler o texto que ficou disponível no dia 15 de julho?
    Muito obrigada.
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Bruna!
    Já estou publicando hoje nova postagem com o teor da Portaria publicada em 15 de julho.Só uma pequena correção de um lapso. O adicional é de periculosidade. Obrigada por sua participação. Qualquer dúvida estou à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Ah sim, ok. Muito obrigada. Continuarei acompanhando. Meu namorado trabalha como motoboy, então estou acompanhando para mantê-lo informado.
    Bruna

    ResponderExcluir